apresenta:

Storytelling sem bullshit papo furado.

1. O que é Storytelling e por que eu deveria saber?

Bem-vindos e bem-vindas à série Storytelling sem bullshit papo furado. Um espaço para desmistificar esse termo que invadiu o mercado de comunicação e marketing de um tempo para cá.

Antes, porém, como o próprio nome da série diz, aqui não tem conversa mole, então serei direto: Esse texto não transformará ninguém em especialista em storytelling, ou vai revolucionar sua trajetória profissional. Nenhum artigo é capaz de fazer isso e todos os que prometem estão mentindo.

Nada impede, porém, que esse texto esclareça algumas questões e possa ser o início de um aprendizado. Uma forma de explorar um novo conhecimento, entender suas aplicações e como ele pode ajudar no seu negócio. Quem sabe até o início de um aprendizado mais profundo sobre essa ferramenta capaz de engajar através da empatia e da identificação e transformar a história de qualquer empresa ou profissional em uma jornada épica.

Uma pilha de livros deitados, o livro no topo da pilha está aberto. O plano de fundo é uma estante de livros desfocada.
Storytelling = Contar HIstórias

Vamos começar pelo começo:
O que cargas d’água é esse tal Storytelling.

Storytelling é uma palavra composta em inglês. Ela junta os termos Story (história ou estória) com Tell (Contar). Ou seja, Storytelling nada mais é do que contar histórias.

Muitas vezes termos estrangeiros – por exemplo: Storytelling, copywriting, entre outros – surgem como grandes novidades, mas apenas descrevem coisas que já existem há muito tempo. Contar histórias é algo que a humanidade faz desde as primeiras pinturas nas cavernas.

O mesmo ofício dos poetas gregos, de Machado de Assis, J. R. R. Tolkien, Walt Disney, Stan Lee, Quentin Tarantino e, claro, nós aqui da Verbonautas. Não é novidade nenhum e justamente aí se encontra seu potencial.

Tá, mas para que serve isso?
E por que você deveria saber a respeito?

As histórias transformam a própria realidade, mudam o que acreditamos e como enxergamos o mundo. O storytelling é uma técnica poderosa para transmitir mensagens, criar emoções e conectar sua empresa com o público-alvo.

Mesmo um profissional de marketing ou publicidade que não atue diretamente com storytelling precisa conhecer a ferramenta, para entender em quais situações ela pode ser aplicada. Mais do que apenas convencer, histórias geram conexão emocional através da identificação. Tornam o potencial cliente parte da narrativa e sua marca como o ponto de virada capaz de solucionar um problema específico.

Todo profissional de publicidade ou marketing sabe que decisões de compra costumam ser mais emocionais do que racionais. Elas se baseiam em experiências de vida, crenças e como um produto ou serviço se conecta a estas sensações.

Através do storytelling é possível transmitir os valores de uma empresa, fortalecer sua identidade de marca e conseguir o engajamento e a lealdade de consumidores e funcionários.

E isso é só o começo. Uma aplicação tão versátil é capaz de ajudar sua empresa a conquistar objetivos diversos.

E você, o que acha de tudo isso?

Consegue imaginar de que forma o storytelling
pode contribuir com o seu negócio?

Conta pra gente!

E continue acompanhando nossas redes sociais para receber os próximos artigos da série!

Lucas D. M. dos Santos

Roteirista e fundador da Verbonautas, Lucas é formado em Publicidade e Propaganda, especialista em criação de roteiros e construção de Storytelling, mas ainda acha esquisito falar de si mesmo na terceira pessoa.

Próximos artigos

Volte à página inicial